Agência Wonder

Comunicação Interativa

Por que eu preciso de um site responsivo para a minha empresa?

23

agosto

Muitas empresas acham que ter um site é suficiente para o sucesso digital do seu negócio. Não é bem por aí.. Acima disso, é preciso que a plataforma esteja atualizada para que todos consigam ter acesso a ela. Você sabe o que é um site responsivo? Basicamente, são sites compatíveis com todos os tamanhos de tela e dispositivos móveis e desktops do mercado. A mesma tela que o cliente visualiza quando acessa o site através do PC é disponibilizada para ele no Smartphone mantendo a resolução e configuração das informações.

Resumindo, são sites que se encaixam em sua área de visualização sem que seja necessário alterar o conteúdo ou padrão de layout, facilitando o acesso e navegação do cliente no site, mas este é apenas um dos benefícios que um site responsivo apresenta.

 

Outro fator muito importante a ser considerado é a quantidade de compartilhamentos que costumam ser realizados dos links hospedados no site, através das redes sociais. E nos tempos atuais, grande parte dos usuários destas redes a acessam através dos dispositivos móveis. Se o site não for responsivo, esse público não terá acesso à mensagem final. Segundo a pesquisa Mobile Report, da Nielsen IBOPE, 68,4 milhões de pessoas utilizaram a internet através de um smartphone no primeiro trimestre de 2015. Um crescimento de quase 10 milhões em comparação ao período anterior. A maior parte deste público está concentrada nas classes A e B, representando 62% deste índice.

O acesso à internet através de dispositivos móveis tem representado grande parte dos acessos atuais. Você já parou para pensar no tempo em que perdemos no ônibus ou metrô, para irmos de um lugar ao outro? Pois esses períodos representam um grande pico dos acessos realizados pelos usuários. As pessoas aproveitam o tempo vago para navegar na internet e buscar informações. Você pode buscar o que quiser, seja informações sobre um médico ou sobre aquela loja que você acabou de passar em frente. Se seu site não for responsivo, você acabou de perder um cliente em potencial.

O Google, por exemplo, ranqueia sites responsivos por entender que o usuários terá uma boa experiência ao acessar. Ele consegue analisar exatamente o que seria necessário, com base na pesquisa do usuário, para aquele momento, conseguindo filtrar a informação de acordo ao dispositivo usado pelo internauta.

Vamos dar um exemplo: Quando é buscado informações sobre restaurante, o conteúdo varia de acordo ao dispositivo. Se o acesso for realizado através de um smartphone, a prioridade é para locais próximos à você. Se o acesso for utilizando um notebook ou desktop, devido a sua localização residencial, a indicação principal será para serviços de delivery. Então estes sites ganham certo destaque em relação aos demais. Você já foi em busca de informações sobre certa coisa na segunda página do Google? Se a resposta for não, ela é similar a maior parte dos usuários.

Imagina você estar lendo informações sobre um serviço, onde o site não é responsivo, e é necessário alterar o zoom para conseguir localizar as informações?! Frustrante! O dimensionamento é algo extremamente importante, independente do tipo de serviço que você ofereça.

 

Se o seu site possui mais de 2 anos, é hora de começar a pensar em uma revisão, hein?!

Qualquer dúvida, fala com a gente! :)

    Compartilhe com seus amigos!

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail


    Se liga na gente!

Entre em contato!
(71) 3013.1049 | 99332.1434 (Whatsapp)