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Comunicação Interativa

O poder da Mensuração de resultados no Marketing Digital

26

junho

Você deve estar se perguntando como é possível medir o nível de desempenho de um negócio através dos investimentos no Marketing Digital e ainda utilizar estes resultados para criar um planejamento estratégico. Sim, isso é mais que possível. As diversas ferramentas e técnicas criadas são mais que satisfatórias e podem te ajudar a fazer uso dos resultados de uma maneira mais efetiva.

Agora cuidado, é preciso analisar muito bem quais são as métricas mais importantes para o seu objetivo de negócio. Ter informação não significa ter sucesso e de nada adianta ter acesso a aquele resultado e não saber como usá-lo, sendo este o ponto que mais confunde muitos profissionais. De antemão, é preciso definir os objetivos que levaram você a fazer aquele investimento, por exemplo, alcançar 60 mil seguidores, aumentar o número de visitas ao site institucional, divulgar um produto/serviço específico) e os KPI’s necessários para que você consiga fazer isso.

Os KPI’s (Key Performance Indicator) nada mais são que indicadores de resultados, composto com um conjunto de métricas, para tornar ainda mais fácil o seu entendimento e mensurar os seus resultados. Um dos KPI’s mais utilizados é o Cálculo de ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento), que ajuda a mensurar os rendimentos de uma determinada campanha.

O cálculo é simples:
ROI = Total de ganho obtido – Total de valores de investimento

A Taxa de Conversão também é uma métrica bastante importante numa campanha, principalmente quando o intuito é aumentar o alcance de um determinado post, seja para gerar visitas, vendas ou cliques.
Sabemos que no começo se torna um pouco difícil para começar a adotar este método, por isso separamos 6 dicas para te ajudar a elaborar e mensurar os seus KPIs:

A primeira e mais importante delas é estabelecer os indicadores mais relevantes para que o objetivo do seu planejamento de negócio obtenha sucesso e você consiga mensurar os resultados seguintes.
➡ Faça uso de ferramentas de captação dos indicadores. Quanto mais digital melhor! Existem sites específicos, tanto premium quanto gratuitos que você pode ter acesso a relatórios bem legais. Mas você precisa filtrar quais são as informações mais relevantes para o seu objetivo.
➡ Crie seu próprio modelo de relatório periódico que atenda às suas necessidades e objetivos do seu negócio.
➡ Também é importante criar uma rotina para realizar essas análises, para que os resultados não se acumulem e acabem ficando de difícil entendimento sobre determinados períodos.
➡ Agora é colher os frutos! Utilize os seus resultados à longo prazo para te ajudar na tomada de decisões. Crie uma linha do tempo para facilitar a análise e acompanhamento.

Não há segredo para o sucesso do seu Marketing Digital. É preciso estabelecer objetivos, com KPI’s bem definidos para saber exatamente o que precisa ser medido e de qual maneira será mais efetivo

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