Agência Wonder

Comunicação Interativa

Linguagem ideal para as Mídias Digitais do seu negócio

31

janeiro

Com a crescente utilização das redes sociais, se tornou essencial que as empresas mantenham um relacionamento mais próximo com seus clientes através desse canal tornando-as a sua mídia de relacionamento digital. Mas, tão importante quanto estar presente nas redes sociais é saber como se comunicar nesse ambiente de modo a promover o engajamento de seus consumidores.

E uma das principais coisas que se deve pensar é em como a mensagem será passada para eles, a utilização de uma linguagem deve ser adequada ao seu tipo de negócio. Ou seja, você precisa falar a mesma língua do consumidor, adequando a linguagem ao estilo de seu público.

Além do público, outro fator que influencia a escolha da formalidade da escrita é o meio em que seu conteúdo será publicado. As redes sociais favorecem a utilização de uma linguagem informal, já que a interação exige uma comunicação rápida e descontraída. Mas, ao utilizar uma linguagem mais próxima do consumidor é necessário estar atento para que não seja adotado um discurso pessoal ou um conteúdo impróprio, o que pode prejudicar a imagem de sua marca. Entender a dinâmica de cada rede social utilizada é de extrema importância para a adequação da linguagem, que também deve ser compatível com o conteúdo. Um conteúdo relevante desenvolvido em uma redação confusa e com excesso de informalidade pode se tornar desinteressante para o leitor. Desse modo, é importante evitar excessos.

As hashtags incentivam a participação dos clientes já que classificam o conteúdo de acordo com temas. Mas não exagere! Escolha as mais comuns ao público-alvo e não utilize muitas ou que não tenham conexão com o.Os emojis refletem não só informalidade como também bom humor. As famosas carinhas aproximam e humanizam a relação entre a marca e o seu público.

O segredo para envolver e engajar o consumidor através da linguagem é ter estratégia e planejamento, criando rotinas e processos que garantirão a qualidade do material publicado. Planeje o conteúdo que será publicado, definindo o formato das postagens e a rede social utilizada, não se esquecendo de que cada rede possui uma linguagem diferente. Com isso, será muito mais fácil escolher o estilo de linguagem ideal para sua empresa.

 

    Compartilhe com seus amigos!

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail


    Se liga na gente!

Entre em contato!
(71) 3013.1049 | 99332.1434 (Whatsapp)